Ultrassom Ortopédico – Quando pedir?

Muitas vezes os colegas apresentam dúvidas sobre a ultrassonografia ortopédica… Então, resolvemos escrever esse artigo para responder àquelas perguntas mais básicas sobre quando o clínico ou especialista deve solicitar a realização deste exame.

Primeiramente a ultrassonografia musculoesquelética – mais conhecida como ultrassom ortopédico ou articular, serve para auxiliar o ortopedista. No entanto, o que muitos não sabem é que essa pode ser ferramenta indispensável para os fisioterapeutas e para os radiologistas também.

 

A principal indicação desde exame é naqueles casos em que o paciente, cão ou gato, apresenta sintomatologia clínica de alteração nos componentes articulares ou locomotores (como, por exemplo, claudicação, dor, sensibilidade a palpação e impotência funcional do membro), sem apresentar sinais radiográficos.

Sabe-se que a dor se manifesta de 4-6 semanas antes dos sinais passíveis de avaliação no exame radiográfico, mas dependendo do tipo de lesão, esses sinais radiográficos podem nunca aparecer quando essas manifestações se apresentam por alterações em nervos, ligamentos, tendões e até na própria musculatura.
Você sabia que os nossos pacientes de quatro patas também têm torcicolos? câimbras? E tendinites? Estiramentos e contraturas musculares?

Pois nesses casos, a ultrassonografia musculoesquelética auxilia não só descartando possibilidades diagnósticas como até mesmo fechando esses diagnósticos acima citados.

Se quiser saber mais sobre o tema, temos material disponível nas nossas redes sociais e se você quer aprender a técnica, procure nosso curso presencial sobre o assunto. Também temos palestras sobre isso para os inscritos no nosso plano de assinaturas.

Até a próxima navegantes.

× Como posso te ajudar?