Existe um desafio constante da mulher em conseguir conciliar a maternidade com a carreira profissional em cada fase após o nascimento dos filhos. Em algumas fases, a balança do equilíbrio entre a maternidade e a carreira vai pesar mais para um lado ou para o outro e por isso ajustar a expectativas pode ser extremamente benéfico para não sentirmos tanta culpa.

Quando eles nascem, precisam muito de nós o tempo todo e acabam virando a nossa prioridade naquele momento. Nos tornamos mães em tempo integral e fica muito difícil dedicar tempo para o trabalho sem uma rede de apoio.

Ao final da primeira infância, temos uma criança que começa a ter alguma independência e já conseguimos dividir um pouco mais o cuidado deles com o trabalho. E com a chegada da adolescência, mudam mais uma vez as necessidades e prioridades. Conseguimos mais uma vez ajustar o tempo entre a maternidade e a carreira, tendo mais tempo então para a profissão.

Ter uma rede de apoio pode nos ajudar muito a dividir o nosso tempo entre o trabalho e a maternidade. É claro que cada caso é um caso e cada uma de nós vai encontrar o seu jeito de lidar com isso. O importante é estarmos felizes com as nossas escolhas em cada fase e termos a consciência de que aquilo é o melhor a ser feito naquele momento para suavizar a culpa que nós carregamos.

Planejar cada uma dessas fases é interessante para conseguirmos encontrar um equilíbrio entre a maternidade e a carreira de forma que consigamos ter tempo de qualidade com nossos filhos e não tenhamos que dividir a atenção deles com o trabalho.

Estar presente é muito importante. Não ficar ao celular ou ao notebook enquanto se está ao lado do seu filho e mostrar pra ele que você está presente é fundamental. Mas ensinar pra ele que o trabalho também é algo também importante nós, que faz parte da vida e que isso não significa deixá-lo de lado, vai ser benéfico para ele no futuro quando ele também tiver que trabalhar.

Não existe uma receita pronta de como conciliar a maternidade com o trabalho. Mas se você quiser ouvir a experiência de outras mulheres incríveis sobre o tema, não perca a nossa séria que está disponível no nosso Spotify!