Pouca gente sabe mas, uma das primeiras utilizações clínicas da ultrassonografia diagnóstica foi justamente com o intuito de avaliar o cérebro humano. Desde aqueles primeiros estudos de “hiperfonografia” realizados por Dussik em 1942 até os dias de hoje muita coisa mudou!

Na medicina veterinária, uma das indicações clínicas mais conhecidas da técnica transcraniana é com a finalidade do diagnóstico de hidrocefalia. Porém, esta não é a única. Por muito tempo acreditava-se que somente em pacientes com a fontanela rostral aberta poderia ser feito esse tipo de exame. No entanto, sabe-se que uma vez que é uma técnica usada em seres humanos (bebês e também em adultos), embora haja algumas limitações técnicas, encontramos diversos exemplos de outras indicações clínicas importantes:

Hematoma e Fratura Craniana

Chiari-like

Cisto em Fossa Caudal

Massa Ocupante de Espaço

Na medicina humana esta técnica é amplamente utilizada associada a ferramenta Doppler principalmente para diagnóstico de morte cerebral e monitoramento da pressão intracraniana (PIC) através do mapeamento das artérias cerebrais. O exame Doppler transcraniano também tem sido utilizado na medicina veterinária para as mesmas finalidades tanto em situações emergenciais (trauma craniano) quanto para monitoramento da PIC em casos de hidrocefalia, de presença de massa ocupante de espaço e de comorbidades que levem a baixa velocidade de fluxo sanguíneo (como por exemplo, as cardiopatias e angiopatia amiloide cerebral) ou ainda, em outras situações que ocasionem hipóxia cerebral crônica (como nos casos de raças braquiocefálicas). Como principal limitação da técnica podemos citar o fato de que a calota craniana em cães de maior porte dificulta a formação adequada da imagem devido a forte atenuação do feixe sonoro. Assim, indica-se somente para cientes de porte médio a pequeno (principalmente cães menores de 10 K como das raças pequenas e toys como poodle, maltês, shihtzu, Lhasa, Yorkshire, pug, chihuahua, pinscher. No Núcleo de Aperfeiçoamento em Ultrassonografia Veterinária (NAUS) temos o serviço de atendimento deste tipo de exame que funciona com horário marcado, realizado pelos professores e residentes sob a supervisão da coordenadoria científica da nossa escola. Caso você seja um profissional veterinário que deseja investir em aprender esta modalidade, nossa escola dispõe de um curso presencial com aulas teóricas e práticas, material de apoio online e apostila.

Leituras sugeridas:
• CARVALHO, CF et al. Transcranial duplex doppler ultrasonography in dogs with hydrocephalus. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. 62 (1) • Feb 2010;
• SASAOKA et al. Transcranial Doppler Ultrasound Examination in Dogs with Suspected Intracranial Hypertension Caused by Neurologic Diseases. J Vet Intern Med 2018; 32:314–323.

Conheça o curso presencial de US Transcraniana

Adquira seu Guia de Varredura de US Transcraniana

Confira nossos Serviços de Ultrassonografia