SOBRE O NAUS

Idealizado e fundado pela Profa. Dra. Cibele Figueira Carvalho, médica veterinária (CRMV-SP 6057), Mestre, Doutora e Pós Doutora em Diagnóstico por Imagem, diplomada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária, com experiência de 30 anos na área, o NAUS – NÚCLEO DE APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA VETERINÁRIA – desde 2015, tem cumprido a missão de proporcionar aos médicos veterinários e estudantes de graduação a ampliação de suas perspectivas profissionais, através da utilização de métodos didáticos eficientes. Por isso, esse ano chegamos ao IV Encontro Internacional NAUS.

SOBRE O 4° ENCONTRO INTERNACIONAL NAUS

Chegamos à quarta edição do Encontro Internacional NAUS! Já consolidado como o principal evento de diagnóstico por imagem em pequenos animais do país, nosso desafio é inovar a cada ano e trazer sempre palestrantes inéditos de renome nacional e internacional que possam contribuir ainda mais para atualização profissional dos navegantes da nossa NAUS. Depois do sucesso do primeiro e segundo encontros, realizados em 2017 e 2018, onde recebemos cerca de 400 veterinários e 4 palestrantes internacionais que ministraram mais de 40 horas de palestras e cursos práticos em dois excelentes finais de semana em São Paulo. O III Encontro veio para ser um marco na história do NAUS. Em 2019 trouxemos ao Brasil, pela primeira vez, a Dra. Dominique Penninck, para realizar além das já tradicionais palestras e treinamentos práticos, o inédito desafio interativo, onde os participantes puderam discutir casos clínicos e interagir em tempo real com a palestrante Dra. Dominique.

O IV Encontro Internacional NAUS, será realizado nos dias 01 e 02 de agosto e pela primeira vez será totalmente online.

Nosso objetivo esse ano é empoderar a ultrassonografia latinoamericana chamando profissionais de excelência do Brasil e da Argentina. Estão confirmados a Dra. Estela Molina (Argentina), Dra. Tilde Rodrigues Froes, Dra. Janis Gonzales e Dr. Rômulo Braga.

ENCONTRO

O Encontro Internacional NAUS acontece no coração de São Paulo

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

O Encontro Internacional NAUS acontece no coração de São Paulo

ORGANIZAÇÃO

Núcleo de Aperfeiçoamento em Ultrassonografia Veterinária

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Dra. Estela Molina

Especialista em clínica e ultrassonografia de pequenos animais pela Universidade de Buenos Aires, diplomada pela Sociedade Argentina de Ultrassonografia, docente do serviço de imagem e clínica da Universidade de Buenos Aires, autora de livros e artigos na área de nefrologia e ultrassonografia de pequenos animais.

Dra. Tilde Froes

Graduação pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestre em Cirurgia Veterinária pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2001) e doutora em Cirurgia Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2004). É professora Associada do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é chefe do Serviço de Diagnóstico por Imagem. Diplomada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária.

Dra. Janis Gonzales

Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com mestrado e doutorado pela USP e pós-doutorado em diagnóstico por imagem pela Ohio University, nos Estados Unidos.

Dr. Rômulo Braga

Graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Diagnóstico por imagem – Radiologia de pequenos animais e animais silvestres e exóticos sendo hoje referência nacional na área. É coordenador da radiologia do centro diagnóstico CRV Imagem no Rio de Janeiro. Ministra palestras e cursos nessa área, com abrangência nacional.

PROGRAMAÇÃO

1 DE AGOSTO

DESAFIO INTERATIVO RX E US

Descrição do evento: interação total entre o palestrante e os participantes através de aplicativos de perguntas e respostas online ao vivo, com discussão de casos e trocas de experiências.
Local:
Online – o link será enviado aos participantes próximo ao evento. 
Palestrantes: 
Estela Molina e Rômulo Braga.

CASOS DESAFIADORES: Interativos de interpretação diagnóstica de RX e US

15h às 18h.

2 DE AGOSTO

PALESTRAS EXPOSITIVAS

Recepçã

7h00 – 8h00.

Estela Molina, “Aspecto US das afecções do sistema urinário em pacientes geriátricos”

9h30 às 10h30.

Janis Gonzales, “US oncológica em pacientes geriátricos: estadiamento de tumores na cavidade abdominal”

9h30 – 10h30.

Intervalo (10h30 às 11h)

Tilde Rodrigues Froes, “O que podemos encontrar na imagem de pâncreas ao exame US de um paciente geriátrico?”

11h00 – 12h00.

Intervalo (12h às 14h)

Estela Molina, “Aspecto ultrassonográfico das hepatopatias crônicas: acontece só em pacientes geriátricos?”

14h00 – 14h50.

Romulo Caldas, “Achados radiográficos frequentes em pacientes geriátricos”

15h00 – 15h50.

Intervalo (16h às 16h30)

Cibele Carvalho, “Quais casos o estudo US com contraste pode complementar para diagnóstico de doenças abdominais?”

16h30 – 17h30.

Estela Molina, “A adrenal do gato e as nossas dúvidas”

17h40 – 18h30.

× Como posso te ajudar?